Projeto COM-Paz escolas

A GENEROSIDADE - O AMOR - É O FUNDAMENTO DE TODA SOCIALIZAÇÃO PORQUE ABRE UM ESPAÇO PARA O OUTRO SER ACEITO COMO ELE É. E A PARTIR DAÍ, PODEMOS DESFRUTAR SUA COMPANHIA NA CRIAÇÃO DO MUNDO COMUM, QUE É O SOCIAL. Humberto Maturana


Projeto COM-Paz escolas
CAMINHOS DE APRENDIZAGEM


O Projeto COM-Paz escolas do Ecocentro da Coxilha tem como propósito difundir a Cultura de Paz a partir de Palestras, Oficinas, Teorias e Práticas dos Esportes de Aventura.  Oportunizando uma aprendizagem ambiental, cooperativa e pacífica em instituições de ensino, COM-templando estudantes dos níveis infantil, fundamental e médio. As Relações Interpessoais e a preocupação com o Meio Ambiente norteiam o Projeto. Participe!



OFICINA

Jogos Cooperativos
A começar de metodologias colaborativas, capazes de transformar o grupo em equipe. Vivendo intensamente exercícios que provocam a co-ajuda, a co-participação e a co-existência.


PALESTRAS

Cultura de Paz

Partindo do conceito da violência e da paz como construção cultural da sociedade e não como natural, socializa as principais tradições da educação para a paz, como também breves exercícios, capazes de levar os estudantes a perceberem novas possibilidades de relações. Enxergarem no Outro não um obstáculo na sua vida, mas sim um novo aprendizado para o crescimento pessoal e em sociedade. Por fim, de forma espontânea socializar a rede da Cultura de Paz.
  
Sustentabilidade
Apresenta formas de sustentabilidade embasada em técnicas de permacultura (expressão proveniente de cultura permanente), auxiliando na capacitação do ser humano para interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometê-lo para as gerações futuras. É uma metodologia cooperativa com grande diversidade de elementos que se conectam entre si, podendo a própria ser aplicada tanto em ambiente urbano, como rural.



ESPORTES DE AVENTURA


Rafting Ambiental
Em parceria com a empresa Central Sul Rafting. A partir do contexto ambiental atual, a preocupação com o meio ambiente se torna cada vez mais importante. As Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFANs), representada aqui pelo Rafting tem a capacidade de sensibilizar os estudantes em prol das causas ambientais, despertando assim o interesse pela preservação dos recursos naturais.
O Rafting Ambiental é dividido em dois módulos. O primeiro módulo acontece na própria escola com uma palestra teórico-prática abordando as questões de educação ambiental e normas do Parque das Laranjeiras (local da prática do Rafting), como também os princípios de segurança com seus respectivos equipamentos.
Já o segundo módulo se desenrola na cidade de Três Coroas, Rio Paranhana. Durante a descida de Rafting é abordado a fauna e flora do Parque, a bacia hidrográfica do Rio dos Sinos e a importância da mata ciliar. É esclarecido aos estudantes os benefícios da mata atlântica, o controle do clima, lazer, ecoturismo e qualidade de vida, como também explicar as causas da extinção deste bioma, como agricultura, pecuária e expansão urbana desordenada. 

Trekking Ambiental
Em parceria com a empresa Central Sul Rafting. A partir do contexto ambiental atual, a preocupação com o meio ambiente se torna cada vez mais importante. As Atividades Físicas de Aventura na Natureza (AFANs), representada aqui pelo Trekking tem a capacidade de sensibilizar os estudantes em prol das causas ambientais, despertando assim o interesse pela preservação dos recursos naturais.
O Trekking Ambiental é dividido em dois módulos. O primeiro módulo acontece na própria escola com uma palestra teórico-prática abordando as questões de educação ambiental e normas do Parque das Laranjeiras (local da prática do Trekking), como também os princípios de segurança com seus respectivos equipamentos.
Já o segundo módulo se desenrola na cidade de Três Coroas. Durante a prática do Trekking nas trilhas preservadas do Parque das Laranjeiras é abordado a fauna e flora do Parque, a importância da mata ciliar. Também esclarecido aos estudantes os benefícios da mata atlântica, o controle do clima, lazer, ecoturismo e qualidade de vida. Por fim as causas da extinção deste bioma, como agricultura, pecuária e expansão urbana desordenada.